Você cumpre corretamente os estágios do seu sono?
Ao dormir, a mente humana inicia um processo complexo de manutenção do organismo, depurando as informações do que vivemos durante o dia e promovendo a recuperação muscular.
Um adulto necessita de 7 a 9 horas de sono por noite para se recuperar física e mentalmente. Para tanto, o cérebro faz uma jornada conhecida como os Cinco Estágios do Sono.
O primeiro estágio tem aproximadamente quinze minutos. Ele promove a diminuição da tensão muscular, mas ainda é um sono frágil, onde os pensamentos do mundo desperto flutuam até o limiar do sono.
O segundo estágio começa quando a linha do sono é cruzada. Momento em que a consciência é reduzida e os ritmos cardíacos e respiratório diminuem. Ocorre, ainda, uma desconexão do cérebro com os estímulos externos.
No terceiro estágio a atividade cerebral começa a diminuir e o organismo começa a entrar em sono profundo. O quarto estágio, no entanto, é o de Sono Profundo, quando o corpo repõe as energias por meio da liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento e recuperação das células.
O quinto estágio é conhecido como REM (movimento rápido dos olhos, do inglês rapid eye movement). São dez minutos de intensa atividade cerebral, quando o fluxo sanguíneo aumenta em direção ao cérebro, a pressão arterial aumenta e a respiração fica rápida e entrecortada. Nesse momento, ocorre uma limpeza profunda da memória para filtrar as informações que vão ou não permanecer ativas. Também é nesse estágio em que acontecem os sonhos vívidos.
Para ser considerada uma noite de sono completa, um adulto precisa cumprir de 5 a 6 vezes os Estágios do Sono, o que dá, em média, oito horas de sono.